Campanhas e Programas

Campanhas

Mostrar tudo

Ano: 2011

Autor: Comunidade de Madrid (Consejerías de Transportes e Infraestruturas e Sanidade)

Ação de comunicação concebida para informar e consciencializar os madrilenos sobre a utilização correta dos cintos de segurança e outros sistemas de retenção homologados quando se viaja com crianças. O material de divulgação (cartazes e folhetos) reveem a legislação em vigor e o tipo de cadeiras para crianças. Também é dada informação sobre como se deve viajar com crianças em outros veículos como táxis e autocarros.

Consulte-o em:

Consejería de Transporte e Infraestructuras

Ano: 2010

Autor: STOP Accidentes (Delegação de Aragão)

Patrocinadores: Obra Social de la Caja de Ahorros de la Inmaculada (CAI) e Governo de Aragão (Departamento de Obras Públicas, Urbanismo e Transportes e Departamento de Saúde e Consumo)

Ação dirigida a pais, avós, educadores e cuidadores para os consciencializar da necessidade de utilização de sistemas de retenção para crianças sempre que sejam passageiras de um veículo. Os dados demonstram que os programas de prevenção continuam a ser necessários e devem informar os pais da necessidade de utilizar adequadamente estes sistemas em todo o tipo de deslocações, nomeadamente nos trajetos curtos.

Delegación de Aragón

Descarregue aqui o folheto do programa

Ação “PRENDE-O À VIDA”

Ano: 2010

Autor: Departamento de Saúde e Serviço Catalão de Trânsito, Generalitat da Catalunha

Esta ação pretende informar as famílias sobre os diferentes grupos de cadeiras disponíveis e a sua utilização correta, facultar-lhes estratégias simples para que as crianças aceitem os sistemas de retenção, e apoiar as eventuais ações de prevenção que se realizem nas consultas de pediatria e de enfermagem.

Consulte-a em:

Ano: 2010 (ação iniciada em 2006)

Autor: Serviço Catalão de Trânsito, Generalitat da Catalunha

Focada em consolidar o hábito e a necessidade de utilizar corretamente as cadeiras para crianças no automóvel, especialmente no grupo etário entre os 7 e os 11 anos. Durante um mês, transmitiram-se anúncios de televisão e spots de rádio, realizaram-se inserções publicitárias e um camião itinerante percorreu as povoações catalãs.

Ano: 2008

Autor: Real Automóvel Clube de Espanha (RACE). Colaboradores: Direção Geral de Trânsito, Associação Espanhola de Pediatria (AEP), Disney e Associação para o Estudo da Lesão da Espinal Medula (AESLEME)

Patrocinador: Play

Ação nacional sobre a utilização de sistemas de retenção para crianças, realizada com a colaboração da Associação Espanhola de Pediatria (AEP). O programa baseia-se na informação de resultados de testes de colisão realizados em laboratório, incluindo um choque frontal com uma cadeira para bebés (das que se instalam voltadas para trás) instalada incorretamente num lugar com airbag frontal.

Ano: 2006

Autor: Os participantes espanhóis no programa foram o Real Automóvel Clube de Espanha (RACE) e o Centro de Investigação e Documentação Educativa (CIDE) do Ministério da Educação e Ciência

Patrocinador: Comissão Europeia e entidades participantes no programa

A ação consistia em distribuir folhetos e um autocolante que se podia prender no arnês das cadeiras

Conheça todo o programa em:

Programas em Espanha

Mostrar tudo

Sob o lema “A segurança infantil não tem preço”, a FUNDACIÓN MAPFRE e a Ford Espanha lançaram em 2008 uma ação para promover a utilização de cadeiras para crianças no automóvel. Por 60 € é possível comprar uma cadeira homologada para crianças entre os 9 e 36 Kg de peso (grupos I, II e III). Além disso, o custo da cadeira pode ser totalmente reembolsado a qualquer cliente que, num prazo de 36 meses, faça duas visitas a uma oficina Ford. E esta iniciativa não se limita aos veículos da marca Ford, pois também está aberta a qualquer modelo de qualquer marca que se submeta a reparações ou operações de manutenção em oficinas Ford.

Mais informação em:

Ford

Segurança Rodoviária

Nos centros Midas em Espanha é possível comprar uma cadeira para os grupos 0+ / I / II / III (uma cadeira que serve para todas as idades) ou então uma cadeira equipada com o sistema de fixação ISOFIX e que está aprovada para os grupos I / II / III.

O custo da cadeira é de 95 € (mais 65 € caso opte pelo sistema de instalação ISOFIX). No momento da compra a Midas entrega com a cadeira diversos cupões de desconto para futuras operações de manutenção do veículo naquela rede de oficinas. O valor desses descontos equivale ao preço da compra da cadeira (e, se for o caso, à soma do preço da cadeira e do sistema ISOFIX).

Mais informações em:

Bebé Seguro da Midas

A Junta de Castela e Leão, através da “Consejería” da Família e Igualdade de Oportunidades, financiou entre os anos de 2003 e 2010 um programa de empréstimo de cadeiras para crianças para o automóvel do grupo 0 (até aos 10 Kg de peso) dirigido a pais e tutores dos 0 aos 9 meses de idade, residentes em Castela e Leão.

A entrega das cadeiras era assegurada pela Federação das Associações de Família de Pessoas com Incapacidade Intelectual de Castela e Leão.

A Autarquia de Orense iniciou em 2009 um serviço gratuito de empréstimo de cadeiras para crianças a famílias com baixos recursos e a todas as que tivessem que fazer uma viagem imprevisível com crianças.

Este serviço de empréstimo colocou à disposição das famílias com baixos recursos um lote inicial de 35 cadeiras. Outras cinco destinam-se a necessidades pontuais de qualquer vizinho de Ourense, como uma viagem imprevista a um aeroporto em que tem que levar uma criança, ou uma deslocação de fim-de-semana.

Mais informação na página web da Associação P(A)T-AP(A)T

Açao séntame, sínteme

Se conhece estudos ou ações que não estejam incluídos na lista anterior, e caso nos queira ajudar a completar esta informação, por favor, envie-nos a sua sugestão ou comentário.