Skip to Content

ISOFIX

ISOFIX

Em que consiste o sistema ISOFIX?

O objetivo principal do sistema ISOFIX é evitar erros na instalação de sistemas de retenção infantil, algo que costuma ocorrer com frequência quando se instalam cadeiras com o cinto de segurança e não é seguido as indicações do fabricante. Caracteriza-se:

  • Conta com duas ancoragens ou anéis que fazem parte da carroçaria do veículo. A estas ancoragens se engancha diretamente a cadeira através de umas barras rígidas, empurrando-os contra os anéis e com um simples ‘clique’.

600-anclaje-infografia-sistema-isofix.jpg

  • Complementam-se com uma ancoragem superior (Top Tether) ou uma inferior (Pé de Apoio) para evitar a rotação e o giro.

Top Tether:

600-top-tether-nfografia-sistema-isofix.jpg

Pé de Apoio:

600-pata-de-apoyo-sistema-isofix.jpg

O sistema ISOFIX costuma-se ser incorporado nas cadeiras menores, isto é, as que fazem parte dos Grupos 0, 0+ e I. No caso de cadeiras maiores, podemos encontrar uma combinação deste sistema com o cinto de segurança.

600-logo-infografia-sistema-isofix.jpg

As cadeiras dos grupos 0+ e I com sistema Isofix dividem-se em Universais e Semi-universais, dependendo de onde esteja situado o terceiro ponto de ancoragem. Se está situado na parte superior, ou Top Tether, denomina-se Universal, e se o ponto de ancoragem parte do chão do veículo até a base da cadeira, considera-se Semi-universal. Universal quer dizer que a cadeira pode ser usada em qualquer carro que disponha do terceiro ponto de ancoragem superior, enquanto o semi-universal quer dizer que a cadeira infantil pode ser usada em muitos veículos, mas não em todos. Neste último caso, o manual do sistema de retenção infantil inclui uma lista de veículos nos quais a cadeira pode ser utilizada com o sistema ISOFIX.

Back to top