Skip to Content

4 Regras de Ouro


No momento em que escolher a cadeira para o seu carro, há várias coisas que deve ter em conta: o peso, a altura, a idade da criança… Mas não se preocupe porque, com a informação que vamos disponibilizar, vai ser muito mais fácil ficar a saber detalhadamente tudo o que é necessário no momento da seleção. Há quatro regras de ouro que não deve ignorar. Quer conhecê-las?


otros-factores-pt-ok-ok.png Pensar em todos os detalhes quando chega o momento de comprar uma cadeira é fundamental para uma seleção correta.

A cadeira deve ser sempre homologada, pois é esse fator que garante que cumpre os requisitos mínimos de segurança exigidos pelas normas e regulamentos europeus. Neste momento existem dois regulamentos em vigor: o R44 e o R129. As cadeiras homologadas apresentam num local visível a respetiva «etiqueta» de homologação.

Ajusta-se ao peso e à altura da criança

Os sistemas de retenção infantil dividem-se em grupos em função do peso e da altura da criança

A altura é um dos fatores mais importantes: se a parte superior da cabeça da criança fica acima da borda superior do encosto do assento, então há de se pensar em mudar a cadeirinha para uma de um grupo superior.

Tem uma boa avaliação nos testes comparativos 

Embora algumas cadeiras para crianças pareçam similares, podem existir ligeiras diferenças de conceção que, apesar de não serem detetáveis a “olho nu”, podem afetar o nível de proteção oferecido pela cadeira. Os clubes de automobilistas e as associações de defesa do consumidor disponibilizam aos consumidores europeus os seus estudos de avaliação de cadeiras para o automóvel. No entanto, a consulta destes estudos não deve ser a única base para a escolha da cadeira de criança para o automóvel.


É fácil e cómoda de utilizar 

A facilidade de utilização significa que a cadeira:

  • Instala-se facilmente e está firmemente fixa ao veículo.
  • Permite sentar a criança com facilidade e de modo a que o arnês ou o cinto de segurança se ajuste ao corpo da criança sem folgas.
  • Permite que a criança viaje comodamente, em viagens grandes. A cadeira não deve ser nem muito grande nem muito pequena, nem deve estar demasiado erguida nem muito deitada. O seu tecido deverá ser respirável, para evitar o aquecimento exagerado da criança e o almofadado não deve ser nem muito mole nem muito duro.

Possui sistema ISOFIX 

O sistema ISOFIX é um sistema de fixação das cadeiras de crianças aos veículos que não necessita do cinto de segurança. Facilita a instalação, evitando erros na colocação das cadeiras, nomeadamente, as folgas na fixação. Existem dois pontos de encaixe na base das costas do banco do veículo e um terceiro ponto de fixação – que pode ser superior ou inferior e apoiar no chão do carro.

Atenção: 

  • Muito importante: evite a utilização de bancos elevatórios que não tenham costas e proteção lateral. Além da criança estar mais protegida, também viajará de forma mais cómoda, porque dispõe de um apoio para a cabeça.
  • Lembre-se: O local mais seguro é o banco traseiro.
Back to top