Skip to Content

4 Regras de Ouro


No momento em que escolher a cadeira para o seu carro, há várias coisas que deve ter em conta: o peso, a altura, a idade da criança… Mas não se preocupe porque, com a informação que vamos disponibilizar, vai ser muito mais fácil ficar a saber detalhadamente tudo o que é necessário no momento da seleção. Há quatro regras de ouro que não deve ignorar. Quer conhecê-las?

A altura

A altura

Quando formos escolher um sistema de retenção infantil homologado sob a norma i-Size usaremos como referência à altura da criança.

Devemos ter em conta que a altura é um dos fatores mais importantes para escolher o melhor SRI . Até quando é que as crianças devem utilizar uma cadeira no automóvel? A altura determinará se podem ou não deixar de utilizar a cadeira, sentarem-se diretamente no banco do veículo e utilizar apenas o cinto de segurança.

Se a estatura da criança é igual ou superior a 135 cm, os menores de idade podem utilizar o próprio cinto de segurança para adultos, inclusive o do assento do passageiro dianteiro, sempre que esse se ajuste corretamente e leve estes elementos em conta:

Costas

A criança deve poder sentar-se apoiando as suas costas no& banco do veículo e conseguir manter-se nesta posição ao longo de toda a viagem.

Pernas

As pernas devem dobrar-se comodamente não podendo ficar esticadas e com as barrigas das pernas apoiadas na ponta do banco. Esta posição é incómoda e faz com que a criança comece a deslizar. . Ao deslizar, a faixa inferior do cinto de segurança passa a estar assente sobre as zonas moles e frágeis do abdómen da criança (podendo provocar o denominado efeito submarining).

Cinto

A parte superior do cinto de segurança deve ficar colocada a meio do ombro nunca próxima do pescoço.

A parte inferior do cinto de segurança deve ficar por baixo do abdómen e apoiada sobre os ossos das ancas.

Cabeça

O banco do veículo deve dispor de apoio para a cabeça que proteja o pescoço da criança em caso de embate. Caso o veículo não tenha apoios para a cabeça, deverá utilizar sempre um modelo de cadeira que possua costas ou encosto com regulação.

Atenção! De qualquer modo, não há que ter pressa de deixar de utilizar as cadeiras para o automóvel: os bancos elevatórios do grupo III foram concebidos para serem usados por crianças até 150 cm e em alguns casos é mais seguro continuar a utilizá-los.

Back to top